Trabalhando o Livro: O Pequeno Principe

TRABALHANDO O LIVRO: O PEQUENO PRINCIPE
TEMA:  A CRIANÇA DENTRO DE CADA UM DE NÓS.
OBJETIVO:
  • VALORIZAR A INFÂNCIA E A IMAGINAÇÃO INFANTIL A PARTIR E PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • DESENVOLVER O GOSTO PELA LITERATURA INFANTIL;
  • DESENVOLVER A CRIATIVIDADE;
  • ESTIMULAR A FANTASIA E AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO.

METODOLOGIA:
TODO O TRABALHO SERÁ DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA SINCRONIA ENTRE O UNIVERSO MÁGICO DO LIVRO “O PEQUENO PRINCIPE” E A IDADE DA FANTASIA DOS ALUNOS.

INTERPRETAÇÃO DO FILME ORIGINAL: O PEQUENO PRINCIPE

1) Trabalhando sobre o filme:

a) Onde acontece a história?
___________________________________________________________________
b) Se você fosse um personagem, qual gostaria de ser?
Por quê?
___________________________________________________________________
c) Por que o Pequeno Príncipe estranhou o planeta Terra?
__________________________________________________________________
d) Em sua opinião, a serpente era amiga do Pequeno Príncipe? Justifique:
__________________________________________________________________
e) Escreva outro final para a história:
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
f) Em sua opinião, com que tipo de pessoa poderia comparar...
 o piloto:___________________________
o Geógrafo:________________________
 o homem de negócios:___________________
a rosa:______________________________
a raposa:____________________________
a serpente:___________________________
o rei:________________________________
O Pequeno Príncipe:________________________________
g) Escreva virtudes que você percebeu nestes personagens:
principezinho:______________________________________________
piloto:____________________________________________________
raposa:___________________________________________________
h) O final da história transmite que:
( ) o tempo, a distância e a ausência jamais farão esquecermos das pessoas significativas em nossas vidas.
( ) as pessoas são significativas em nossas vidas somente quando estão juntas conosco.
i) Escreva outras mensagens que o filme transmitiu para nossa vida:
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

TRABALHAR A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DO FILME OU LIVRO O PEQUENO PRINCIPE

O Pequeno Príncipe morava num planeta pequeno, tamanho de uma casa, tinha dois vulcões ativos, um inativo e uma rosa.

“Cuidar do planeta é uma questão de disciplina, dizia o principezinho”.

Cuidar do Brasil é uma questão de cidadania.

O capítulo V, do livro, refere-se aos baobás (árvores enormes como igrejas), consideradas pelo Pequeno Príncipe “sementes ruins”, pois poderiam rachar o seu pequeno planeta, causando uma catástrofe.
Queremos ter atitudes que sejam “sementes boas” para o nosso Brasil crescer e progredir:
Quais são estas sementes boas???

Reciclar
Cuidado com o lixo.
Ser responsável pelo que cativas.
Combater a poluição, desmatamento e queimadas.
Economizar e preservar a água.
Economizar luz.
Ir à escola.
Não desperdiçar os alimentos.
Saber usar o seu dinheiro.
Não usar drogas. (frases dos alunos: aula de Ciências)
O Pequeno Príncipe regava a sua rosa todos os dias, mas como ele não era egoísta e sim um menino que praticava a solidariedade, percebeu que existiam milhares de rosas iguais a sua para regar...
Queremos regar o Brasil todos os dias...cativando...
Amor, amizade, solidariedade, justiça, respeito paz...
Música: Cativar.











CIÊNCIAS:

O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS



1) Leitura e comentário participado:
O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS – capítulo V
“...Pois bruscamente o principezinho me interrogou, tomado de grave dúvida:
- É verdade que os carneiros comem arbustos? - Sim. É verdade. - Ah! Que bom!
- Por conseguinte eles comem também os baobás?
Fiz notar ao principezinho que os baobás não são arbustos, mas árvores grandes como igrejas. E que mesmo que ele levasse consigo todo um rebanho de elefantes, eles não chegariam a dar cabo de um único baobá.
...Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.“É uma questão de disciplina, me disse mais tarde o principezinho. Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta. É preciso que a gente se conforme em arrancar regularmente os baobás logo que se distingam das roseiras, com as quais muito se parecem quando pequenos. É um trabalho sem graça, mas de fácil execução.”
Aprendendo sobre baobás

Muitas árvores são espetaculares, mas há uma espécie que se destaca dentre todas. São originárias da África, mas podem desenvolver-se também em outras regiões onde encontrem condições favoráveis.
Podem viver de dois a seis mil anos, atingir cerca de trinta metros de altura e dez de diâmetro. Chamam-se Baobás. São especiais não só pelas dimensões: sua forma estranha é o seu maior chamariz.
A copa esgarçada dos Baobás dá-nos a impressão de ver sua raiz, como se a árvore estivesse de cabeça para baixo.
Exupéry, em seu livro “O Pequeno Príncipe” descreve-as como “ameaçadoras e até catastróficas quando se vive num planeta pequeno”, o que não é o nosso caso.
No Brasil existem cerca de 20 Baobás na idade adulta, sendo 16 no estado do Pernambuco. Foram trazidas pelos escravos em porões de navios, no início da colonização.
Suas flores penduradas em forma de sino têm 20 cm de diâmetro, duram apenas 24 horas e exalam forte odor de almíscar atraindo moscas varejeiras e outras agentes polinizadoras.
O odor parece de carniça devido a presença de escatol.
Os frutos são comestíveis, parecidos com abóboras.
Seu caule pode armazenar mais de cem litros de água.
2) Questionamentos:

a) Por que o Pequeno Príncipe queria um carneiro no planeta dele?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

b) Qual seria a catástrofe , no planeta do Pequeno Príncipe, se um baobá crescesse?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) Que atitudes, das pessoas, podem ser consideradas "sementes ruins" para o nosso planeta?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

d) Liste três atitudes que podem ser "sementes boas" para nosso planeta:

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________
3) Escreva cinco maneiras para reduzir os danos causados pelo homem e desta forma preservar a água do nosso planeta:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________




TRABALHANDO O LIVRO: O PEQUENO PRINCIPE
TEMA:  A CRIANÇA DENTRO DE CADA UM DE NÓS.
OBJETIVO:
  • VALORIZAR A INFÂNCIA E A IMAGINAÇÃO INFANTIL A PARTIR E PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • DESENVOLVER O GOSTO PELA LITERATURA INFANTIL;
  • DESENVOLVER A CRIATIVIDADE;
  • ESTIMULAR A FANTASIA E AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E EXPRESSÃO.

METODOLOGIA:
TODO O TRABALHO SERÁ DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA SINCRONIA ENTRE O UNIVERSO MÁGICO DO LIVRO “O PEQUENO PRINCIPE” E A IDADE DA FANTASIA DOS ALUNOS.

INTERPRETAÇÃO DO FILME ORIGINAL: O PEQUENO PRINCIPE

1) Trabalhando sobre o filme:

a) Onde acontece a história?
___________________________________________________________________
b) Se você fosse um personagem, qual gostaria de ser?
Por quê?
___________________________________________________________________
c) Por que o Pequeno Príncipe estranhou o planeta Terra?
__________________________________________________________________
d) Em sua opinião, a serpente era amiga do Pequeno Príncipe? Justifique:
__________________________________________________________________
e) Escreva outro final para a história:
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
f) Em sua opinião, com que tipo de pessoa poderia comparar...
 o piloto:___________________________
o Geógrafo:________________________
 o homem de negócios:___________________
a rosa:______________________________
a raposa:____________________________
a serpente:___________________________
o rei:________________________________
O Pequeno Príncipe:________________________________
g) Escreva virtudes que você percebeu nestes personagens:
principezinho:______________________________________________
piloto:____________________________________________________
raposa:___________________________________________________
h) O final da história transmite que:
( ) o tempo, a distância e a ausência jamais farão esquecermos das pessoas significativas em nossas vidas.
( ) as pessoas são significativas em nossas vidas somente quando estão juntas conosco.
i) Escreva outras mensagens que o filme transmitiu para nossa vida:
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

TRABALHAR A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DO FILME OU LIVRO O PEQUENO PRINCIPE

O Pequeno Príncipe morava num planeta pequeno, tamanho de uma casa, tinha dois vulcões ativos, um inativo e uma rosa.

“Cuidar do planeta é uma questão de disciplina, dizia o principezinho”.

Cuidar do Brasil é uma questão de cidadania.

O capítulo V, do livro, refere-se aos baobás (árvores enormes como igrejas), consideradas pelo Pequeno Príncipe “sementes ruins”, pois poderiam rachar o seu pequeno planeta, causando uma catástrofe.
Queremos ter atitudes que sejam “sementes boas” para o nosso Brasil crescer e progredir:
Quais são estas sementes boas???

Reciclar
Cuidado com o lixo.
Ser responsável pelo que cativas.
Combater a poluição, desmatamento e queimadas.
Economizar e preservar a água.
Economizar luz.
Ir à escola.
Não desperdiçar os alimentos.
Saber usar o seu dinheiro.
Não usar drogas. (frases dos alunos: aula de Ciências)
O Pequeno Príncipe regava a sua rosa todos os dias, mas como ele não era egoísta e sim um menino que praticava a solidariedade, percebeu que existiam milhares de rosas iguais a sua para regar...
Queremos regar o Brasil todos os dias...cativando...
Amor, amizade, solidariedade, justiça, respeito paz...
Música: Cativar.











CIÊNCIAS:

O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS



1) Leitura e comentário participado:
O PEQUENO PRÍNCIPE: O DRAMA DOS BAOBÁS – capítulo V
“...Pois bruscamente o principezinho me interrogou, tomado de grave dúvida:
- É verdade que os carneiros comem arbustos? - Sim. É verdade. - Ah! Que bom!
- Por conseguinte eles comem também os baobás?
Fiz notar ao principezinho que os baobás não são arbustos, mas árvores grandes como igrejas. E que mesmo que ele levasse consigo todo um rebanho de elefantes, eles não chegariam a dar cabo de um único baobá.
...Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando.“É uma questão de disciplina, me disse mais tarde o principezinho. Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta. É preciso que a gente se conforme em arrancar regularmente os baobás logo que se distingam das roseiras, com as quais muito se parecem quando pequenos. É um trabalho sem graça, mas de fácil execução.”
Aprendendo sobre baobás

Muitas árvores são espetaculares, mas há uma espécie que se destaca dentre todas. São originárias da África, mas podem desenvolver-se também em outras regiões onde encontrem condições favoráveis.
Podem viver de dois a seis mil anos, atingir cerca de trinta metros de altura e dez de diâmetro. Chamam-se Baobás. São especiais não só pelas dimensões: sua forma estranha é o seu maior chamariz.
A copa esgarçada dos Baobás dá-nos a impressão de ver sua raiz, como se a árvore estivesse de cabeça para baixo.
Exupéry, em seu livro “O Pequeno Príncipe” descreve-as como “ameaçadoras e até catastróficas quando se vive num planeta pequeno”, o que não é o nosso caso.
No Brasil existem cerca de 20 Baobás na idade adulta, sendo 16 no estado do Pernambuco. Foram trazidas pelos escravos em porões de navios, no início da colonização.
Suas flores penduradas em forma de sino têm 20 cm de diâmetro, duram apenas 24 horas e exalam forte odor de almíscar atraindo moscas varejeiras e outras agentes polinizadoras.
O odor parece de carniça devido a presença de escatol.
Os frutos são comestíveis, parecidos com abóboras.
Seu caule pode armazenar mais de cem litros de água.
2) Questionamentos:

a) Por que o Pequeno Príncipe queria um carneiro no planeta dele?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

b) Qual seria a catástrofe , no planeta do Pequeno Príncipe, se um baobá crescesse?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) Que atitudes, das pessoas, podem ser consideradas "sementes ruins" para o nosso planeta?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

d) Liste três atitudes que podem ser "sementes boas" para nosso planeta:

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________
3) Escreva cinco maneiras para reduzir os danos causados pelo homem e desta forma preservar a água do nosso planeta:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________